No título e no subtítulo de "Nova Síntese" condensam-se a identidade e os propósitos fundamentais desta nova publicação.
Em primeiro lugar, a identidade. Percebe-se que a actual "Nova Síntese" pretende continuar, ao jeito de herança que se honra, o título de uma outra "Síntese" que foi, entre 1939 e 1941, o lugar de uma cultura em processo de transformação paradigmática através do qual ficava na ordem do dia a substituição, por uma nova polaridade científico-cultural, da antiga polaridade histórico-literária, que permanecia a referência fundamental da intelectualidade. Não foi, sequer, em estrito rigor, uma publicação doutrinária do movimento neo-realista: mas, desde o primeiro número, uma revista de convergência de múltiplas escolhas.
Em segundo lugar, os propósitos. Ao estabelecer a conjugação deste título com o subtítulo "textos e contextos do neo-realismo", consagra-se o neo-realismo como efectivo objecto de conhecimento. Porque, para além de todas as desvalorizações conseguidas pelo traço da caricatura fácil, o neo-realismo constituiu uma movimentação político-cultural de profundas repercussões na cultura portuguesa do século XX, com efeitos que excedem muito as fronteiras do universo estritamente literário.
O projecto editorial da actual "Síntese - Textos e contextos do neo-realismo" desdobra-se em alguns tópicos:
1. incentivar a renovação dos estudos sobre o neo-realismo e o seu contexto mais amplo através da publicação de trabalhos de estudiosos portugueses e estrangeiros;
2. divulgar documentação inédita do acervo do Museu do Neo-Realismo;
3. publicar dossiês monográficos, bibliografias e outros materiais que constituam elementos de interesse imediato para o conhecimento das respectivas áreas;
4. consolidar uma rede de estudiosos, publicações, centros de investigação e instituições de vocação museológica capaz de fornecer uma diversificada contextualização para o entendimento do movimento neo-realista, sem a qual o conhecimento resultará parcial.
"Nova Síntese - Textos e contextos do neo-realismo" regula-se por estritos critérios de rigor e defende a total liberdade de pesquisa e expressão, constituintes da credibilidade científica de qualquer revista de estudo e investigação.
ÌNDICE
Nova Síntese - Resumo do projecto editorial. Explicitação da sua temática
Fragmentos de uma história
Fac-simile da capa do nº 1 da revista Síntese de Fevereiro de 1939
História da história e estética do Neo-Realismo
A Arte ou "um mundo dentro do mundo", Mário Dionísio, o neo-realismo e a Arte
- António Pedro Pita
O neo-realismo em João Pedro de Andrade: de percursor a crítico
- Julieta Andrade
-Ensaiar Pomar. Para um estudo da intervenção ensaística neo-realista de Júlio Pomar
- Filipa Oliveira
Óscar Lopes e o Neo-Realismo
- Eugénio Lisboa
A estética neo-realista de Mário Sacramento, teórico dialogante e heterodoxo
- Pedro Calheiros
Eduardo Lourenço, as casas do neo-realismo e o resto
-João Tiago Pedroso de Lima
Neo-Realismo em Ernesto de Sousa. Raízes de um percurso insólito
- Mariana Pinto dos Santos
Alexandre Pinheiro Torres e o Neo-Realismo
- Carlos Ceia
A leitura da poesia neo-realista por Fernando Guimarães - Os equívocos da vocação épica e a cena expressionista
-Vítor Viçoso
A Sombra da Pedra: o Neo-Realismo segundo Carlos Reis
A estética neo-realista de Mário Sacramento, teórico dialogante e heterodoxo
- Pedro Calheiros
Eduardo Lourenço, as casas do neo-realismo e o resto
-João Tiago Pedroso de Lima
Neo-Realismo em Ernesto de Sousa. Raízes de um percurso insólito
- Mariana Pinto dos Santos
Alexandre Pinheiro Torres e o Neo-Realismo
- Carlos Ceia
A leitura da poesia neo-realista por Fernando Guimarães - Os equívocos da vocação épica e a cena expressionista
-Vítor Viçoso
A Sombra da Pedra: o Neo-Realismo segundo Carlos Reis
- Ana Paula Arnaut
Centenário do nascimento
de Armindo Rodrigues (2004)
de Armindo Rodrigues (2004)
Retrato de Armindo Rodrigues
Os «romances» na obra poética de Armindo Rodrigues
- Manuel G. Simões
Textos inéditos de Armindo Rodrigues
Auto-retrato de Armindo Rodrigues
Auto-retrato de Armindo Rodrigues
- poemas
- "Incerteza" (in Estrela de Quinze Pontas)
- "Sabedoria" (in Estrela de Quinze Pontas)
- Sem título (in Quarenta e Sete Bucólicas)
- Sem título (in Quarenta e Sete Bucólicas)
- Discurso de Armindo Rodrigues na cerimónia de
aceitação do Prémio Diário de Notícias
aceitação do Prémio Diário de Notícias
- Poesia em diálogo:
Armindo Rodrigues / António Manuel Couto Viana
- Poema-dedicatória de António Manuel Couto Viana para
Armindo Rodrigues no livro A Face Nua (1955)
- Resposta de Armindo Rodrigues (17.2.1955)
- Contra-resposta de António Manuel Couto Viana (s/d)
- Nova resposta de Armindo Rodrigues (2o.2.1955)
Desenho de Manuel Ribeiro de Pavia, ilustrando o livro Cantigas de Circunstância
Centenário do nascimento de Pablo Neruda (2004)
Retrato de Pablo Neruda
"La Lampara Marina" (de Las Uvas y el Viento)
" A Lâmpada Marinha" -tradução de Manuel G. Simões
Actividades da Associação Promotora
do Museu do Neo-Realismo
do Museu do Neo-Realismo
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